Análise estática do posicionamento do sistema de cinco pontos em dispositivos de retenção infantil
Static analysis of harness fit in forward-facing child restraints
Loffredo, Maria de Castro Monteiro; Arruda, Celso; Ebert, Sheila; Reed, Matthew Paul
http://dx.doi.org/10.4322/rbeb.2012.083
Rev. Bras. Eng. Bioméd., vol.26, n2, p.99-104, 2010
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Resumo
O presente estudo tem a finalidade de avaliar o sistema de proteção
dos dispositivos de retenção infantil, tais como a passagem do cinto
de cinco pontos, referentes às tiras do torso e abdominais, e também
avaliar a localização de componentes de proteção. Três modelos de
dispositivos foram analisados em laboratório simulador no banco
traseiro de veículo usando um dummy de três anos da família Hybrid
III. A coleta de dados foi feita por meio de marcas predeterminadas
no dummy e nos dispositivos e registradas tridimensionalmente
por um equipamento digitalizador de pontos em 3D (FaroArm).
Para isso, o dummy foi instalado nos assentos após sua fixação no
carro seguindo os padrões da norma norte-americana nº 213, da
Federal Motor Vehicle Safety Standard – FMVSS “Child Restraint
Systems” (NHTSA, 2005). Os resultados mostraram uma grande
variação no posicionamento dos componentes de proteção entre
os modelos analisados. O cinto do torso apresentou diferenças em
sua passagem no tórax superior conforme a altura de regulagem.
A posição do cinto abdominal também variou entre os modelos,
sendo observada a passagem do mesmo na região do abdômen ao
invés de locais mais rígidos, como os ossos da pélvis. Além disso,
a localização do componente lateral de proteção da cabeça sofreu
grande variação em relação ao centro de gravidade de cabeça do
dummy, indicando que, em alguns casos, a cabeça da criança pode
não ser protegida lateralmente por se deslocar amplamente no caso
de impacto lateral do carro, o que provocaria lesão. Os resultados
deste trabalho sugerem que o design de assentos infantis ainda
apresenta falhas quanto ao posicionamento dos componentes de
proteção em relação às características anatômicas da criança,
considerando a ampla faixa etária para que são fabricados.
Palavras-chave
Dispositivo, Segurança, Infantil, Mau uso, Lesões.
Abstract
The present study examines several important contributors to
appropriate child restraint systems (CRS), including harness
routing (chest and lap straps) and the location of important
protective components. Three forward-facing CRS equipped
with five-point harnesses were evaluated in a laboratory
vehicle mockup using the Hybrid-III three-year-old crash
dummy. CRS elements and landmarks on the dummy were
recorded using a three-dimensional coordinate digitizer
(FaroArm). It was analyzed some important CRS components
to the security of children in an impact. Results showed that
harness routes and the lateral head frame varied widely
among the CRS. Variation in harness slot position produced
differences in fit at the shoulders and chest. Lap straps on one
CRS routed the straps onto the dummy’s abdomen rather
than the preferred pelvis position. The CRS lateral supports
for head also varied relative to the dummy head center
of gravity indicating that, in some cases, the head may not
be laterally protected and move through a wide range in a
car lateral impact which might cause injury. The results of
this study suggest that the design of CRS still fail to fit all
anatomical differences in the age range it is designed for.
Keywords
Car seat, Misuse, Children safety, Components, Injury