Research on Biomedical Engineering
http://www.rbejournal.periodikos.com.br/article/5889fbee5d01231a018b4869
Research on Biomedical Engineering
Editorial

RBEB 1982-2012: 30 anos contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico da Engenharia Biomédica mundial

Soares, Alcimar Barbosa

Downloads: 0
Views: 647



Concluímos aqui mais um ano de atividades e muitas realizações que, a exemplo de tantos outros, marcarão profundamente a história da RBEB.

Começamos 2012 com o lançamento do “Prêmio RBEB 30 Anos”. Gestado ainda em 2011 pela Presidência da SBEB e pelo Corpo Editorial da RBEB, o prêmio teve como objetivo comemorar nossos 30 anos de atividade prestando uma justa homenagem a todos aqueles que tanto têm contribuído para a consolidação da Engenharia Biomédica ao longo dos anos - em especial os autores e leitores da RBEB. Concorreram ao prêmio 58 (cinquenta e oito) trabalhos que foram avaliados pelo corpo de revisores, conforme as normas da Revista. Destes, 11 (onze) finalistas foram aceitos e recomendados ao prêmio. Uma comissão especial, reunida durante o XXIII Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica (CBEB), foi responsável pela avaliação dos finalistas e escolha dos trabalhos premiados. Como procedimento base, qualquer membro da comissão de avaliação com conflitos de interesse em determinado artigo, foi excluído da avaliação do mesmo. As avaliações abordaram aspectos associados à contribuição científica, relevância do tema, metodologia, resultados obtidos e seus impactos para a consolidação e fortalecimento da engenharia biomédica em âmbito nacional e internacional. E ainda, conforme apontado na chamada, a premiação fora atribuída com igual prioridade a todos os indicados pela comissão. Assim, os artigos vencedores do “Prêmio RBEB 30 Anos” e que figuram com o merecido destaque nesta edição da Revista, são:

  • Investigating the center of pressure velocity Romberg’s quotient for assessing the visual role on the body sway.
    Autores: Paulo José Guimarães da Silva, Jurandir Nadal e Antonio Fernando Catelli Infantosi.
  • Quasi-static and cyclic compressive loading studies of the intervertebral disc with combined flexion and torsion.
    Autores: Hélio Schechtman, Peter Robertson e Neil Broom.
  • Avaliação econômica da implantação de um serviço de engenharia clínica em hospital público brasileiro.
    Autores: Daniel Baldoino de Souza, Alcimar Barbosa Soares e Selma Terezinha Milagre.
  • The influence of cell dimensions on vulnerability to lethal injury of ventricular myocytes by high intensity electric fields.
    Autores: Jair Trapé Goulart, Pedro Xavier de Oliveira, José Wilson Magalhães Bassani e Rosana Almada Bassani.
Nossos cumprimentos especiais aos vencedores. Estes artigos representam, além das pesquisas de cada equipe, uma amostra importante do trabalho sério realizado por pesquisadores em todas as partes do Brasil e do mundo. A todos os participantes, nossos mais sinceros agradecimentos.

O XXIII CBEB foi também palco de muitos momentos inesquecíveis. Graças a impecável coordenação dos professores Marco Aurélio Benedetti Rodrigues e Renato Evangelista de Araujo, ambos da UFPE, fomos premiados com um grande evento em um dos locais mais bonitos do Brasil. Porto de Galinhas nos proporcionou uma semana tranquila e muito prazerosa. Tivemos a oportunidade de rever velhos amigos, fazer novas amizades e trocar experiências em todas as áreas. Cerca de 750 trabalhos científicos foram apresentados e debatidos durante o evento, além dos tradicionais mini-cursos, mesas redondas e palestras. Presenciamos ainda mais uma edição dos Prêmios “Cândido Pinto de Melo” e “Jovem Pesquisador”, onde diversos trabalhos científicos de excelente qualidade foram apresentados. Ao final do congresso deixamos a simpática Porto de Galinhas e já nos preparamos para nosso próximo encontro que, com aprovação dos participantes da Assembléia Geral Ordinária da SBEB, ocorrerá na bela cidade de Uberlândia (MG - Brasil). Mas, a mais importante notícia do ano chegou até nós em julho: a RBEB foi incluída na SciELO! Como já destacado anteriormente, nossa indexação nesta importante base de dados é um dos marcos mais importantes na história da RBEB. Passamos a integrar a principal fonte de divulgação para a comunidade internacional da produção brasileira e latino-americana. Com mais este certificado de qualidade, o futuro se avizinha muito mais promissor.

Por fim, neste final de ano gostaria de agradecer imensamente a participação de nossos editores de área: Sérgio Mühlen, Rosana Bassani, Sérgio Freire, Hélio Schechtman, Wagner Coelho, Leia Bagesteiro, Antônio- Carlos Guimarães, Helen Khoury, Peter Kyberd, David Simpson e Ronney Panerai – a RBEB tem crescido vigorosamente com o inestimável apoio de cada um de vocês. Da mesma forma, cabem aqui nossos sinceros agradecimentos ao corpo de revisores – uma multidão silenciosa, mas que é a principal base de sustentação dos patamares de qualidade de nossa Revista. Agradecemos ainda aos demais colegas da Diretoria, do Conselho e da secretaria da SBEB que tanto contribuem com seu trabalho incansável pela Engenharia Biomédica Brasileira: Lúcia Araújo, Eduardo Costa, Paulo Abatti, Aparecido de Carvalho, Alexandre Pino, Jurandir Nadal, José Bokehi, Renato Zângaro, Percy Nohama, Joaquim Maia, Bertoldo Schneider e Raimes Moraes. A todos vocês nossa gratidão e sinceros votos de que o ano vindouro chegue repleto de muita paz, muita luz e muitas realizações.
5889fbee5d01231a018b4869 rbeb Articles
Links & Downloads

Res. Biomed. Eng.

Share this page
Page Sections