Avaliação da transmissibilidade da vibração em bancos de moto ristas de ônibus urbanos: um enfoque no conforto e na saúde
Evaluation of the transmissibility of the vibration in seats of bus drivers: a focus on comfort and health
Balbinot, Alexandre; Tamagna, Alberto
Rev. Bras. Eng. Bioméd., vol.18, n1, p.31-38, 2002
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Resumo
Este artigo apresenta um estudo para caracterizar a trans missibilidade dos assentos e os níveis de vibrações a que estão sujeitos os motoristas de ônibus urbanos com rela ção ao conforto e saúde. As medições foram realizadas de acordo com as recomendações da norma ISO 2631-1 (1997), utilizando-se acelerômetros uni-axiais, um computador com placa conversora analógica para digital (A/D) e pro gramas desenvolvidos na plataforma de programação grá fica HPVee para a aquisição e avaliação dos níveis de vi brações. Os ensaios foram realizados em uma rota comer cial com sete modelos de ônibus. Segundo os resultados deste trabalho os níveis de vibrações com relação ao con forto ultrapassaram os recomendados pela norma. Na fai xa de freqüência de 4 a 8 Hz, considerando-se uma expo sição de 8 horas por dia, os motoristas estão expostos a níveis potencialmente danosos a saúde. Os resultados da transmissibilidade dos assentos, na faixa de freqüência da ressonância da coluna vertebral, demonstraram que os as sentos apresentaram comportamento dinâmico inadequa do deixando os motoristas expostos aos problemas deri vados da exposição à vibração.
Palavras-chave
Vibração no corpo humano, Transmis sibilidade da vibração.
Abstract
This paper presents a study to characterize the transmissibility of the seats and the vibrations level that urban busdrivers are subjected in relation to confort and health. The mensurations were made in according to ISO 2631-1 (1997) recommendations, being used uni-axial accelerometers, a computer with analog to digital converter (ADC) and programs developed at the graphic program platform HPVee to the acquisition and the evaluation of the vibrations level. The trials were accomplished in a commercial urban route with seven bus models. According to the results of this work, the vibrations levels in relation to the confort exceeded the ones recommended by the ISO. At the frequency range from 4 to 8 Hz being considered an exhibition of 8 hours a day, the drivers are potentially exposed at health harmful levels. The results at the seats transmissibility at the frequency range of the spine resonance demostrated that the seats presented inadequate dynamic behavior leaving the drivers exposed to the derived problems of the exhibition at the vibration.
Keywords
Vibration in the human body, Vibration transmissi bility.